Eu consegui, tu também consegues, só precisas de persistência e um plano de treino. O que vais ler a seguir é um resumo de como consegui correr 5k em menos de 30 minutos.
"Most of us don’t have the courage to put ourselves in a position to win because we are scared of failure and anything that isn’t guaranteed."
— David Goggins in Can't Hurt Me
Quando me propus a atingir o objectivo trançado já esperava dificuldades, mas mais que isso, tinha a certeza que se falhasse apenas um treino as minhas hipóteses de cumprir objectivo poderia não ser atingido. O plano de treino que escolhi consistia em 42 treinos 😱, nunca na minha vida corri tanto e de forma tão consistente.
Estava mentalizado para falhar, mas meti na cabeça que iria fazer um treino de cada vez e não me preocupar com a tarefa dantesca, afinal tudo tem um fim.
Os primeiros treinos foram horrÃveis, se existe alguém que odiei correr, esse alguém sou eu, cada treino foi um suplÃcio e só queria que acabasse. Tudo era mau, tudo era doloroso, tudo era insuportável.
Fiz os primeiros 10 treinos, notei algumas melhorias, mas nada significativo. Quando cheguei aos 20 já notava uma alteração na minha capacidade fÃsica. Conseguia correr sem um esforço considerável, as corridas "leves" não eram assim tão más e ao terminar sentia-me.
Foi quando cheguei aos 30, o meu ritmo cardÃaco máximo estava mais consistentemente mais baixo do que no inÃcio do plano de treino. Estava com uma cadência de corrida de 5:30 min/km e com um sentimento de menos cansaço. Contudo, o que me surpreendeu foram sentir que as velocidades propostas nos treinos eram realmente lentas. Cheguei a "descansar" a 6min/km, velocidade 10 na passadeira 🤯.
Nos dois últimos treinos antes da "prova" sentia ter em mim a capacidade para atingir o objectivo, mas a mente estava sempre a procurar uma razão para que o falhanço fosse eminente. Só pensava:
Não falhei um treino, cumpri tudo à risca, esforcei-me o máximo que podia, não existe razão para falhar, ou há?
Pois bem, não aconteceu, não só não falhei como fiz 5km em 27 minutos e 12 segundos. Foi o meu recorde pessoal nos últimos 10 anos, com toda a certeza.
Sinto-me orgulhoso por atingir este objectivo trançado em setembro, assim sendo, já percebi que quero mais e tomei a decisão de ter um novo objectivo: fazer 10 km em menos de 1h.
À data de hoje parece-me complicado correr 1h seguida, ou quase. É algo que me parece impossÃvel agora, veremos em março, quando termina o novo plano de treino.
"This mission isn’t about making you feel better, it is about being better"
— David Goggins in Can't Hurt Me