Já provei caracóis de todas as maneiras e feitios, mas nunca tive a oportunidade de aprender como os fazer, mas isso mudou e tudo graças ao meu irmão. A receita principal é da sua autoria, mas eu dei-lhe um toque pessoal.
Estas quantidades são para 2KG de caracóis, se a quantidade for menor/maior é fazer as contas e reduzir/aumentar no resto.
Tudo começa por mergulhar os caracóis em água ( no lava loiça ), com eles totalmente tapados e com a mão lá dentro ir espalhando para que eles rocem uns nos outros e soltem a sujidade. Mudar essa agua e deixar noutra limpa durante uma hora. Tapar o lava loiça com uma tábua, placa ou qualquer coisa do género para que eles não fujam.
Enquanto se espera que os caracóis tomem banho, separar todos os ingredientes para dentro de uma taça/recipiente.
Depois dessa hora, mais coisa menos coisa, passar para uma panela e encher de água até ficar com três dedos acima do caracóis. Colocar a panela em lume brando/médio até começar a ferver. Assim que comece a ferver, com uma escumadeira retirar a espuma branca que se vai formando e só parar quando não existir mais espuma. Aconselho a que se vá brincando com a intensidade do lume para que a espuma se forme com mais rapidez.
Quando deixar de fazer espuma branca e espessa, adicionar os ingredientes que estão na taça/recipiente e deixar ferver durante 10 minutos, desligar o lume e deixar repousar por 30 as 60 minutos – quanto mais tempo ficar a repousar mais apurados ficam.